terça-feira, 27 de maio de 2008

Jesus é o arcanjo Miguel ?




Recebi um e-mail de um testemunha de Jeová afirmando que Jesus é de fato, Miguel. Vou colocar algumas partes deste e-mail para depois responder cada uma delas.


E-mail : Prezado Sr. Alexandre FariasEu li a sua matéria no jornal de Vossa Igreja , do mês de Fevereiro/08 pág. 11, sobre se Jesus é ou não é o Arcanjo Miguel, ao qual você procura refutar o argumento das Testemunhas de Jeová, que ensinam que os dois são a mesma pessoa; Eu gostaria de esclarecer o seguinte: Existe sim base bíblica para crer que Jesus e Miguel, o Arcanjo, são a mesma pessoa; não existe contradição, e que de forma alguma isso denigre ou rebaixa a pessoa de Cristo; as Testemunhas de Jeová reconhecem SIM sua autoridade, basta ler Filipenses 2: 9-11; portanto, levantar uma acusação dessas como o Sr fez, no mínimo reflete falta de conhecimento sobre as crenças das Testemunhas, preconceito e um certo rancor.


Em primeiro lugar, deixo claro que não tenho nenhum rancor e preconceito contra pessoas que não tem a mesma profissão de fé que eu, amo estas pessoas, mas eu não posso negar a Palavra de Deus. Tenho amigos testemunhas de Jeová e nunca desrespeitei ninguém colocando a minha posição diante deles.Sinto na obrigação de responder este e-mail.


Não existe base bíblica para dizer que Jesus é Miguel. Esta declaração é contraditória como muitas outras que existem nas publicações STV.

A prova de que não existe nenhum tipo de preconceito e rancor é que até a publicação da STV ( Sociedade Torre de Vigia)relatou em edições anteriores que Jesus não é Miguel. Então, se pratico a falta de conhecimento e atos preconceituosos, eu gostaria de pedir a sua reflexão sobre o que está escrito abaixo:


Watchtower – Novembro 1879 Pág. 48 :

Sua Posição é contrastada com a dos homens e dos anjos, sendo Senhor de ambos e tendo todo o poder no céu e na terra. Desde que assim é dito de Jesus, isto inclui Miguel, o chefe dos anjos, o que significa que Miguel não é Jesus, pois, enquanto Jesus pode ser adorado, os anjos não podem e adoram o próprio Jesus.”

(GRIFO MEU)


Veja que Russel, o fundador do movimento das Testemunhas de Jeová, não admite que Jesus é o arcanjo Miguel. Pelo contrário, diz que Miguel não é JESUS, por um principio básico: Jesus recebe adoração e anjos não podem ser adorados. Agora, como as Testemunhas de Jeová respondem a este fato que está relatado claramente em suas publicações?

Não seria uma contradição dizer que Jesus não é Miguel e depois voltar a dizer que Jesus é Miguel em uma de suas publicações? Se o corpo Governante recebe a revelação direta do céu, como dizem os Tjs ( Testemunhas de Jeová) como explicar tal fato contraditório? Ontem não era, hoje é?


Precisamos fazer uma reflexão sobre o que já foi escrito e o que está sendo escrito nas publicações da STV.


Se você é Testemunha de Jeová e nunca percebeu tal fato contraditório, pergunte ao ancião se é possível termos 2 posições contrárias dentro do corpo governante.

Eu apenas quero fazer com que o leitor deste blog venha a fazer uma reflexão sobre a posição do corpo governante que ensina que :


O corpo governante tem direções teocráticas ( Viver para Sempre Pág 195). Ensinam que ninguém pode entender a Bíblia sem a organização ( A Sentinela 01/06/1986, p. 327; 15/07/1983 p.27 ). Na revista sentinela 01/10/1972 – p. 581 – afirma que a STV e o profeta de Deus.

Pergunto: Se a revelação é divina e ninguém consegue entender a bíblia sem esta organização, porque mudaram o conceito sobre Jesus? Por que existem duas posições contrarias sobre Jesus? Será que podemos confiar nos ensinos da STV?


Segunda Pergunta do e-mail: Por que você não mencionou o texto de 1ª Tessalonicenses 4: 16, que ali diz claramente, que o Senhor ( se referindo a Jesus ) descerá com uma chamada, com voz de Arcanjo? Porque, sendo ele superior a todos os anjos, ele usaria a voz de um anjo inferior? Por que ele usaria outra voz, uma vez que ele mesmo disse em João 5:28 , que os mortos ouvirão sua voz ( a de Cristo ) e sairão?


Vamos a passagem bíblica :

I Tessalonicenses 4 v.16 :


"Porque o Senhor mesmo descerá do céu com grande brado, à voz do arcanjo, ao som da trombeta de Deus, e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro."


Por falta de espaço (matéria que saiu no jornal evangélico Boas Novas IECP), não mencionei diversos textos que demonstram a diferença entre Jesus e Miguel, mas sinto na responsabilidade de citar as passagens que o autor pede em meu blog. Eu agradeço a Deus por este artigo ter sido lido por uma testemunha de Jeová e espero que outros seguidores também possam ler.


Existe um erro de interpretação quando alguém diz que o texto fala que Jesus descerá com voz de arcanjo. A passagem não diz que Jesus é arcanjo ou tem a voz do arcanjo, mas que o Senhor descerá com grande Brado, à voz do arcanjo, ao som da trombeta de Deus. Linguagem metafórica.


Este relato bíblico não apóia a idéia que a voz de Cristo tem o som da voz do arcanjo, mas Jesus irá descerá ao som da trombeta e ao som da voz do arcanjo. Isto demonstra que os anjos estão presentes no ministério de Jesus como sempre estiveram.


O ministério dos anjos em relação a Jesus é constante. Eles estiveram presentes no anuncio do nascimento de Jesus (Lc 2v.9-14), serviram Jesus no deserto (Mc 1v.13), no Getsêmani ( Lc22v.43), na ressurreição (MC 16v.5/ Mt 28v.2-3,5) e em sua ascensão (At 1v.10-11).

Porque eles não poderiam participar na segunda vinda de Cristo?

A bíblia demonstra diversas diferenças que possibilita o leitor entender que Jesus não é Miguel, mas eu quero lembrar de uma importante para esta ocasião: Jesus é adorado por todas as hostes celestiais e a bíblia nos ensina adorar somente a Deus. ( Lembro da primeira posição sobre Jesus da STV):


Hebreus 1. 1 -


"Havendo Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas,2 - nestes últimos dias a nós nos falou pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas, e por quem fez também o mundo;


3 - sendo ele o resplendor da sua glória e a expressa imagem do seu Ser, e sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, havendo ele mesmo feito a purificação dos pecados, assentou-se à direita da Majestade nas alturas,


4 - feito tanto mais excelente do que os anjos, quanto herdou mais excelente nome do que eles.


5 - Pois a qual dos anjos disse jamais: Tu és meu Filho, hoje te gerei? E outra vez: Eu lhe serei Pai, e ele me será Filho?


6 - E outra vez, ao introduzir no mundo o primogênito, diz: E todos os anjos de Deus o adorem.


O mesmo texto ainda ressalta que os anjos nunca assentaram ao lado direito do Pai:


13 - Mas a qual dos anjos disse jamais: Assenta-te à minha direita até que eu ponha os teus inimigos por escabelo de teus pés?


14 - Não são todos eles espíritos ministradores, enviados para servir a favor dos que hão de herdar a salvação?


Miguel adora a Jesus e não é adorado. Jesus é adorado pelas hostes celestiais e está assentado a direita do Pai.


Atos dos Apóstolos, 7:55 : "Mas ele, cheio do Espírito Santo, fitando os olhos no céu, viu a glória de Deus, e Jesus em pé à direita de Deus,"Ninguém pode ser adorado se não Deus.

Veja passagem bíblica em Apocalipse 22v. 8-9

8 - Eu, João, sou o que ouvi e vi estas coisas. E quando as ouvi e vi, prostrei-me aos pés do anjo que mas mostrava, para o adorar.9 - Mas ele me disse: Olha, não faças tal; porque eu sou conservo teu e de teus irmãos, os profetas, e dos que guardam as palavras deste livro. Adora a Deus.Jesus mesmo disse que só Deus poderia ser adorado.


A passagem da tentação de Jesus deixa claro 2 fatos importantes :


Que só Deus pode ser adorado e que os anjos o serviram.


Mateus4V. 8 - Novamente o Diabo o levou a um monte muito alto; e mostrou-lhe todos os reinos do mundo, e a glória deles;9 - e disse-lhe: Tudo isto te darei, se, prostrado, me adorares.10 - Então ordenou-lhe Jesus: Vai-te, Satanás; porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás.11 - Então o Diabo o deixou; e eis que vieram os anjos e o serviram.


Outro fator importante é que : Se Jesus fosse Miguel, porque ele não repreendeu o diabo quando disputava a respeito do corpo de Moisés?


Judas, 1:9 "Mas quando o arcanjo Miguel, discutindo com o Diabo, disputava a respeito do corpo de Moisés, não ousou pronunciar contra ele juízo de maldição, mas disse: O Senhor te repreenda"


Se Jesus fosse Miguel, ele mesmo repreendia o diabo, mas isso não aconteceu, Miguel disse: “ O Senhor te repreenda”. Jesus nos ensinou a expulsar os demônios em seu nome e não em nome de Miguel.

Marcos16v.17 – “E estes sinais acompanharão aos que crerem: em meu nome expulsarão demônios...” Se Miguel fosse Jesus, ele mesmo expulsaria o diabo como já tinha feito anteriormente quando foi tentado no deserto.

Mateus 4 v. 10 - Então ordenou-lhe Jesus: Vai-te, Satanás; porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás. Acredito que a diferença entre Jesus e Miguel ficou clara.


E-MAIL: Por que você não esclareceu que a palavra Arcanjo, não significa só Anjo superior, mas também Anjo Principal? Porque você não esclareceu que essa palavra só aparece no singular na Bíblia, e nunca no plural, tornando claro que só existe um Arcanjo.


Dizer que arcanjo significa anjo superior ou anjo principal não expressa que podemos considerar que Jesus seja Miguel ou um arcanjo. Sabemos que existe uma hierarquia angelical. A palavra arcanjo não aparece no Antigo Testamento, mas Miguel sim.


Ele é relacionado em Daniel 10v.13 “... Miguel, um dos primeiros príncipes...” .


Veja que a palavra não está no singular, mas um dos primeiros príncipes. Então,devido a um contexto bibliológico, não é possível querer singularizar a palavra arcanjo se a pessoa de Miguel aparece ligada ao plural no Antigo Testamento. Tanto na passagem de - I Ts 4v.16 e Jd 9 - a palavra usada é “ARCHANGELOS” no grego, que significa “um dos primeiros príncipes” .
A palavra ‘principados’ também tem o prefixo “arche” que é o prefixo de arcanjo. A bíblia não afirma que só exista apenas 1 arcanjo e que não exista outros arcanjos.


O prefixo ‘arché” é usada em Romanos 8 v.38


38 -" Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem anjos, nem principados, nem coisas presentes, nem futuras, nem potestades,

39 - nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor.


Aqui, temos uma informação importante – Os principados, “arché” – prefixo de arcanjo - esta no plural e não no singular. Se os principados não podem separar ninguém do amor de Deus que está em Jesus, nós temos duas pessoas distintas – Jesus e Principados.


Tomando a idéia do autor do e-mail como “verdadeira” que o arcanjo é um anjo principal, chego a conclusão que Jesus e arcanjo tem características diferentes. como perdoar pecados (Ap. 1v.5). Arcanjo perdoa pecados? Foi um arcanjo que morreu na cruz? Outra característica é ser Criador de todas as coisas, dar subsistência em toda criação,até os seres angelicais foram criados pelo próprio Jesus.


Colossense 1v. 16-17
16 - porque nele foram criadas todas as coisas nos céus e na terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades; tudo foi criado por ele e para ele.

17 - Ele é antes de todas as coisas, e nele subsistem todas as coisas;Jesus é o criador de todas as coisas.


Qual é a passagem bíblica que demonstra Miguel criando e dando subsistência a qualquer coisa? Qual a passagem que demonstra que existe apenas 1 arcanjo?


Pergunto: Existe mais do que um Jesus?


Daniel 10v.13 :

Mas o príncipe do reino da Pérsia me resistiu por vinte e um dias; e eis que Miguel, um dos primeiros príncipes, veio para ajudar-me, e eu o deixei ali com os reis da Pérsia.

20 - Ainda disse ele: Sabes por que eu vim a ti? Agora tornarei a pelejar contra o príncipe dos persas; e, saindo eu, eis que virá o príncipe da Grécia.

21 - Contudo eu te declararei o que está gravado na escritura da verdade; e ninguém há que se esforce comigo contra aqueles, senão Miguel, vosso príncipe.


Então, esta passagem apenas nos afirma que Miguel atua contra hostes demoníacas. Não afirma que Jesus veio para ajudar.


13 - Mas o príncipe do reino da Pérsia me resistiu por vinte e um dias; e eis que Miguel, um dos primeiros príncipes, veio para ajudar-me, e eu o deixei ali com os reis da Pérsia.Outro fator importante é que Miguel é príncipe, mas a Bíblia registra que Jesus que é conhecido como Cordeiro, também é Senhor dos Senhores e Rei dos Reis.

Apocalipse 17v. 14 14 -

Estes combaterão contra o Cordeiro, e o Cordeiro os vencerá, porque é o Senhor dos senhores e o Rei dos reis; vencerão também os que estão com ele, os chamados, e eleitos, e fiéis.

I Timoeto 6
14 - a que guardes este mandamento sem mácula e irrepreensível até a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo;

15 - a qual, no tempo próprio, manifestará o bem-aventurado e único soberano, Rei dos reis e Senhor dos senhores;


Então, existe diferença entre Príncipe e Rei.


Em Apocalipse 12 v. 7-8, não existe nenhuma diferença. Ele também luta contra o dragão e seus anjos que não prevaleceram. Agora, a passagem não diz que eles foram lançados na prisão. Ela diz que eles foram precipitados na terra.


Veja a passagem abaixo: Apocalipse 12 v.7-9
7 - Então houve guerra no céu: Miguel e os seus anjos batalhavam contra o dragão. E o dragão e os seus anjos batalhavam,8 - mas não prevaleceram, nem mais o seu lugar se achou no céu.

9 - E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, que se chama o Diabo e Satanás, que engana todo o mundo; foi precipitado na terra, e os seus anjos foram precipitados com ele.


A batalha relatada no texto acima, não comprova que Jesus é Miguel. Ela é uma referencia da queda de Satanás e que Miguel se opôs a ele.


E-MAIL: Por que você não esclareceu que na Bíblia, aparecem tanto a expressão "Miguel e seus Anjos" ( Apoc. 12: 7 ) como "Jesus e seus Anjos " ( 2ª Tessalonicenses 1:7 ) ? Como não pode haver dois exércitos celestiais, um comandado por Jesus e outro por Miguel, torna-se evidente que os dois são a mesma pessoa.


Não temos dois exércitos, mas apenas 1 exercito. Miguel é liderado por Jesus, todos os anjos, arcanjos, querubins e Serafins são liderados e controlados por Jesus. Dizer que a expressão, “Jesus e seus anjos”, e , “Miguel e seus anjos’, demonstram dois exércitos já é forçar a interpretação.


Se um General diz : “O meu exercito ”, e um sargento diz : “ Os meus homens estão no quartel” , e se os dois fazem parte do exercito Brasileiro, isto quer dizer que o Brasil tem dois exércitos?

Se Miguel faz parte do exercito de Deus, e ele possui um alto comando, não quer dizer que ele está acima de Jesus. A bíblia nos orienta que cada um tem o seu lugar e suas características, ou seja, não são a mesma pessoa. A frase apenas nos orienta quem está no comando aquele momento.


E-MAIL: Por que você não esclareceu que Daniel 11:40 quando fala do tempo do fim, diz que Miguel por-se-á de pé, Daniel 12:1, ou seja, vai executar o julgamento de Deus contra a humanidade; e esta passagem, está relacionada com o que diz Apocalipse 19:11-16, quando menciona a execução do julgamento da humanidade por Jesus?


Vamos ao texto - Daniel 12v.1: “Naquele tempo se levantará Miguel, o grande príncipe, que se levanta a favor dos filhos do teu povo; e haverá um tempo de tribulação, qual nunca houve, desde que existiu nação até aquele tempo; mas naquele tempo livrar-se-á o teu povo, todo aquele que for.”


O texto afirma que Miguel é príncipe e não que ele é Jesus. Já o texto de Apocalipse, expressa a pessoa de Jesus e traz as referências ao que já coloquei neste artigo.


A diferença entre Miguel e Jesus Miguel é conhecido como Príncipe, mas na passagem de Apocalipse 19v.11-16 demonstra a pessoa de Jesus. Nesta passagem, Jesus não é o Príncipe, mas Ele é chamado de Rei dos reis e Senhor dos senhores, ele traz suas vestes salpicadas de sangue – referência ao seu sacrifício vicário na cruz do calvário, Bem diferente de nomes dados a Miguel.


Apocalipse 19v. 11- 16: 11 - E vi o céu aberto, e eis um cavalo branco; e o que estava montado nele chama-se Fiel e Verdadeiro; e julga a peleja com justiça.

12 - Os seus olhos eram como chama de fogo; sobre a sua cabeça havia muitos diademas; e tinha um nome escrito, que ninguém sabia senão ele mesmo.

13 - Estava vestido de um manto salpicado de sangue; e o nome pelo qual se chama é o Verbo de Deus.

14 - Seguiam-no os exércitos que estão no céu, em cavalos brancos, e vestidos de linho fino, branco e puro.

15 - Da sua boca saía uma espada afiada, para ferir com ela as nações; ele as regerá com vara de ferro; e ele mesmo é o que pisa o lagar do vinho do furor da ira do Deus Todo-Poderoso.

16 - No manto, sobre a sua coxa tem escrito o nome: Rei dos reis e Senhor dos senhores.


São pessoas distintas e com características diferentes

CONCLUSÃO: Jesus e Miguel não são a mesma pessoa. Acredito que as testemunhas de Jeová não entendem a pessoa de Cristo por não considerarem Jesus como deveria ser considerado.


Jesus não foi criado por Deus, mas Ele cria e da subsistência a sua criação.

Volto a relatar I Colossenses 1 v. 16-20:

16 - porque nele foram criadas todas as coisas nos céus e na terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades; tudo foi criado por ele e para ele.

17 - Ele é antes de todas as coisas, e nele subsistem todas as coisas;


Nesta passagem, a Palavra de Deus nos afirma que Jesus é anterior a “todas as coisas”.


O problema doutrinário é que muitas pessoas não sabem diferenciar o Criador da criação. A bíblia afirma que Jesus é o criador e é Deus.



Deus abnçoe a todos


Marcadores:

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial